segunda-feira, 15 de julho de 2013

15/07/2013

E hoje eu vi o filme da Hannah Arendt. Mulher incrível, filme ótimo...mas, para mim, merece destaque o "marido" da Hannah.

Não sei o quanto o filme retratou com veracidade o relacionamento do casal, mas é incrível pensar que houve um homem - corajoso e seguro o suficiente - para estar ao lado dela, apoiá-la, cuidar dela e amá-la. Ele pode não ter tido a "projeção" que a Arendt teve, mas isso não pareceu abalar o amor que sentia por ela.
Ele não teve que virar "dono de casa", ele não teve que "ser inferior", ele não teve que abrir mão de seus sonhos, nem de quem era... mas ele teve coragem de aceitar e respeitar sua esposa.

No filme"A dama de ferro", o mesmo destaque se deve ao marido da Margaret Thatcher.

Esse me parece ser o "equilíbrio perfeito".
Não se trata de inverter o papel de "opressor" e "oprimido"... mas de assumirem, ambos, o potencial de cada um.
Para mim, aprender a AMAR começa por aí... E essa construção exige coragem mesmo!

É entender que deixar "brilhar do outro" não implica em "ofuscar-se".
É um brilho mútuo...onde um pode se beneficiar da luz do outro.

Mas aprender isso não é tarefa simples.

Então, um brinde aos homens que são suficientemente brilhantes e seguros para não temer a presença de mulheres inteligentes ao seu lado!

Espero, mesmo, encontrar em meu caminho pessoas com essa coragem.
E que eu seja sempre aquela que incentiva o brilho dos que me cercam.




Abaixo, o trailer dos filmes mencionados.

http://www.youtube.com/watch?v=bPTudnaaKNs

http://www.youtube.com/watch?v=QvZ8LF0Cs7U

Nenhum comentário: